terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mitos sobre os Indicadores de Desempenho

Para a maior parte dos gestores sociais, indicador de desempenho é sinônimo de desafio. Para alguns, ainda significa burocracia e matematização – a tentativa de quantificar o que, para eles, seria impossível de quantificar. Só que muitos desses entendimentos sobre indicadores são mitos. Indicadores podem ser ferramentas bastante práticas, simples e adequadas para mensurar, descrever e, especialmente, comunicar os resultados e as qualidades de um projeto. Um indicador de desempenho não precisar ser necessariamente, um “número”, ele pode ser uma descrição de quadros (marcos zeros) antes e depois, dai vale ressaltar que a qualidade dos registros, mesmo os descritivos, precisam melhorar também, e não são burocracias!

Um dos maiores desafios para a sustentabilidade de uma organização social hoje é o de comunicar resultados. É uma expectativa de parceiros, beneficiários, investidores e da sociedade: que as instituições sejam capazes de demonstrar com clareza e objetividade quais são os reais impactos de suas atividades.

O foco das estratégias de comunicação, no entanto, continua sendo, em geral, as atividades e metodologias. Mas, e é isso que a maior parte das pessoas se perguntam, em que medida essas atividades e metodologias são efetivas, por mais inovadoras e bonitas que sejam? Elas resolvem ou contribuem para resolver os problemas que justificaram a sua criação e os investimentos feitos?
Indicadores ajudam a responder esses questionamentos. Porque descrevem os resultados das atividades realizadas. Tanto os resultados operacionais, que demonstram que os investimentos foram, de fato, destinados à realização de atividades, como os impactos positivos dos projetos e ações, destacando que os investimentos e todos os esforços dedicados foram relevantes, pertinentes e que se justificaram. No fim das contas, as organizações precisam mostrar que seus projetos causam transformações reais nas realidades de pessoas e comunidades. E que essas transformações são proporcionais e merecem a atenção e os recursos aportados por parceiros.

Além disso, indicadores são subsídios essenciais para os gestores. Porque reúnem informações necessárias para melhorar a tomada de decisões. Bons gestores são os que são bem informados, os que utilizam todos os dados disponíveis para avaliar qual é o melhor caminho. Indicadores não são importantes apenas para comunicar os resultados, mas também como ferramentas de gestão, alertando para os pontos fortes e fracos e para os desafios relativos aos projetos e às atividades avaliadas.

Mas, talvez, o maior obstáculo para que os gestores criem e apliquem indicadores de desempenho para mensurar os resultados de suas organizações no dia a dia seja a crença de que se trata de instrumentos complexos, frios e  burocráticos, além de significarem um trabalho extra. Uma vez vencidos os preconceitos, os indicadores são na verdade aliados do planejamento, da gestão e da comunicação estratégica.


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